A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 15 de Dezembro de 2018
Por Fabio Sena | 18/01/2017 - 10h30
A deputada Fabíola Mansur foi autora do projeto que originou a lei.

O governador Rui Costa sancionou o Projeto de Lei 13.691, de 11 de janeiro de 2017, que declara a Festa dos Vaqueiros de Curaçá Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, de autoria da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB). O projeto já havia sido aprovado e encaminhado pela Assembleia Legislativa da Bahia, aguardando sanção do governador. O município de Curaçá fica no Vale do São Francisco e faz parte da microrregião de Juazeiro.

A região se destaca pela produção de diversas manifestações culturais, que exteriorizam a força do seu povo e a Festa dos Vaqueiros é uma delas. A comemoração tem sua origem no ano de 1953 e foi idealizada pelos moradores da cidade com o objetivo de homenagear o centenário do município. A festividade é considerada uma das maiores manifestações culturais da região do Vale do São Francisco, reunindo centenas de pessoas, entre vaqueiros, homenageados da festa, moradores da região e turistas de todo o Brasil.

Fabíola comemorou a publicação. “É importante que as culturas nordestinas e baianas sejam cada vez mais valorizadas. São muitas as manifestações culturais em nosso estado, no sertão, no Recôncavo, no litoral, nos quatro cantos da Bahia. Precisamos valorizá-las, essa cultura não pode se perder. A partir do momento que essa celebração tradicional se torna patrimônio cultural imaterial do Estado, o governo passa a ter responsabilidade em sua manutenção e na divulgação, ou seja a valorização e o fortalecimento da cultura”, afirmou o a parlamentar.

- Deixe seu comentário -