A informação que você precisa.
Vitória da Conquista | 20 de Janeiro de 2020
Por Fabio Sena | 03/02/2017 - 02h13
Segundo Rui, no trecho até Caetité, a Fiol já está com 70% das obras executadas.

O governador Rui Costa afirmou que, depois de negociações com o governo federal, está estabelecido que, até o mês de junho, será lançada a licitação de concessão da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa durante a abertura da terceira Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, nesta terça-feira (2). “Ainda há uma brutal concentração de PIB baiano no entorno da Região Metropolitana [de Salvador]. Por isso, é uma obsessão nossa a conclusão da Ferrovia Oeste-Leste. Fui à China, passei dez dias e conseguimos convencer uma das maiores empresas daquele país a se interessar por este projeto e também na ligação do Oceano Pacífico com o Atlântico”.

Segundo Rui, no trecho até Caetité, a Fiol já está com 70% das obras executadas. “Eu me comprometi com os chineses, assinei um protocolo que, independente do governo federal, o Estado vai levar a Fiol de Caetité até o Rio São Francisco e, posteriormente, até a divisa [com Tocantins], colocando recursos do Governo do Estado. Já teremos obras este ano no Porto Sul, em Ilhéus, que vai beneficiar também Itabuna e toda a região”.

Segundo Rui, 2017 será o ano das estradas da Bahia. “Boa parte desses recursos já está assegurada pelos bancos Mundial e Europeu. Este último deve ser assinado em breve. Teremos também um empréstimo de R$ 600 milhões junto ao Banco do Brasil e boa parte deste empréstimo será investido na recuperação da maior parte das nossas estradas”.

O governador informou que o pacote vai contemplar um anseio da população de Ilhéus e Itabuna, que é a duplicação da BA-415, rodovia que liga as duas cidades. “Eu chamo aquela estrada de avenida, porque está praticamente toda ocupada. As obras devem ser iniciadas ainda neste primeiro trimestre, já estão licitadas e o contrato está assinado, para que ano que vem possamos comemorar a realização deste grande sonho”.

- Deixe seu comentário -