A informação que você precisa.
Vitória da Conquista | 23 de Outubro de 2019
Por Fabio Sena | 09/02/2017 - 21h37
A artista plástica e empresaria Valéria Vidigal

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na última segunda-feira (06) o projeto de lei que concede o título de Cidadã Baiana a artista plástica e empresaria Valéria Vidigal. A proposta é do deputado estadual Fabrício Falcão e homenageia a mineira nascida em Viçosa. “Desde que chegou a Vitória da Conquista Valéria se dedica a desenvolver com as suas atividades profissionais à cafeicultura no nosso estado”, explica o parlamentar honrado em oferecer essa justa homenagem a Valéria. Valéria Vidigal da Cruz Brito nasceu em 15 de fevereiro de 1968, filha de João da Cruz Filho e Maria Auxiliadora Vidigal da Cruz e é natural de Viçosa, estado de Minas Gerais. É casada com Gianno de Oliveira Brito, sendo mãe de 03 filhos: Rafaela, Isabela e Renato.

Tem formação superior em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, onde iniciou seus estudos de pintura e iniciou sua carreira como artista plástica. A partir de 1992 passou a residir em Vitória da Conquista, quando fundou o atelier de pintura onde começou a ministrar cursos de pintura em tela, completando em junho próximo, 25 anos de vida e atividades na Bahia.

Com passagem pela imprensa regional Valéria Vidigal comandou o programa “Arte e Cultura” da Rádio Transamérica (1993); apresentadora da TV CABRÁLIA, afiliada da TV Record (1994) e colunista social do Jornal Diário do Sudoeste (1995-1998). A partir de 2007 idealizou e realizou o Encontro Nacional do Café, que este ano estará na sua 11ª edição. Participou durante três anos do projeto “Viver com Arte”, ministrando aulas de pintura em tela gratuitas de 2005 a 2007.

Por suas pinturas em tela dedicadas exclusivamente à pintura do café, Valéria Vidigal tem recebido várias honrarias: Troféu Cidade de Vitória da Conquista (1995-1997), Destaque Nacional – Artes Plásticas 9º Agrocafé, Salvador-BA e reconhecimento da UFV pela perpetuação da história da cafeicultura brasileira em suas telas, dentre outras. “Diante disso, que nos sentimos honrados em propor e solicitar a aprovação desse projeto de Resolução, concedendo o Título de Cidadã Baiana a esta ilustre personalidade, que dedica à desenvolver com suas atividades profissionais de artista plástica e empresária, a cafeicultura em nosso Estado”.

- Deixe seu comentário -