A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 16 de Novembro de 2018
Por Fabio Sena | 20/02/2017 - 12h20
O local, situado ao norte da Ilha de Itaparica, coleciona histórias fantasmagóricas

O deputado Marcelino Galo (PT), que coordena a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, apresentou indicação ao governo do Estado para que seja criada a Unidade de Proteção Integral na Ilha do Medo, em Itaparica. A iniciativa de Galo se contrapõe a Lei 001/2016, aprovada pela Câmara Municipal de Itaparica, em janeiro de 2017, que autoriza construção na área, entre outras modificações.
“Esta lei municipal acaba com a proteção desse patrimônio natural, uma vez que põe fim à Estação Ecológica Ilha do Medo, abrindo espaço para a sobreposição dos interesses privados sobre o interesse público de preservá-la”, argumenta o parlamentar, que também é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.

Pertencente à APA e primeira estação ecológica da Baía de Todos os Santos, a Ilha do Medo, também conhecida como Ilha do Meio, tem 12 mil m², não possui fonte de água doce, permanece desabitada e por isso melhor preservada. O local, situado ao norte da Ilha de Itaparica, coleciona histórias fantasmagóricas e é uma área estudada por diversos pesquisadores por sua biodiversidade e riqueza natural o que, na avaliação do deputado Marcelino Galo, “só ratifica a sua importância ambiental, marinha e pesqueira e a necessidade de garantir sua inteira proteção”.

- Deixe seu comentário -