A informação que você precisa.
Vitória da Conquista | 18 de Janeiro de 2020
Por Fabio Sena | 04/05/2017 - 14h12
A Mostra Vai de Rural é uma realização da Kinema Kortseco Produtora Audiovisual e Processos Colaborativos

A rural novamente pede passagem e se lança a novos caminhos e comunidades através do encontro do cinema com outras artes na terceira edição da Mostra Audiovisual Itinerante “É no pé do morro é lá no cafundó, Vai de Rural” – 3ª edição, que viaja à Bacia do Paramirim, na Bahia. Depois de circular em duas lindas edições por diversos povoados e comunidades na Bacia do Paramirim, a Kinema Kortseco traz a terceira edição da mostra nos dias 14 a 20 de maio em Preá, em Botuporã; Saco do Fogo em Ibipitanga; Boa Madeira, Pajeú e Macaúbas, em Macaúbas, respectivamente.

Carregando na bagagem uma composição que permite a cultura local dialogar com distintas intervenções artísticas, harmonizando o conhecimento local com as vivências dos tripulantes da rural e, por isso, amplia suas atividades com a exibição de vídeos que abordarão Patrimônios Culturais (Materiais e Imateriais) do Nordeste brasileiro, além da apresentação de diversas modalidades circenses em diálogo com outras artes integradas. Na Rural, temos ainda distribuição de cd com músicas dos grupos de Terno de Reis da Bacia do Paramirim, manifestações populares, vídeo instalação e exposi- ção fotográ­ca apresentando as belezas naturais e culturais da região contemplada.

A Mostra Vai de Rural é uma realização da Kinema Kortseco Produtora Audiovisual e Processos Colaborativos, com sede em Vitória da Conquista, em parceria com o produtor cultural macaubense Helivelto Lima, por meio do edital Territórios Culturais 2016, com apoio ­financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. E com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Macaúbas, Prefeitura Municipal de Ibipitanga e Prefeitura Municipal de Botuporã. A primeira edição foi realizada em 2013 por meio do edital Microprojetos Culturais, da Funarte e Ministério da Cultura, a segunda em 2015, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

A continuidade da Mostra Vai de Rural com a proposta desta terceira edição reflete sobre a prática em processos de produção e difusão audiovisual, mais especifi­camente sobre a experiência e os resultados obtidos com a realização das edições anteriores do projeto, contemplando no decorrer destas duas etapas realizadas, treze comunidades pertencentes ao Território Cultural da Bacia do Paramirim, tais como, Morro do Fogo, Pé do Morro, Cafundó, Jiboia, Contagem, Lagoa Clara, Lagoa do Maurício e Canabravinha, e as cidades Rio do Pires, Paramirim, Macaúbas, Érico Cardoso e Tanque Novo.

Este projeto visou inicialmente a exibição do ­filme “É no pé do morro é lá no cafundó” (2011), de Denise Santos, como um feedback, em prática de alteridade, aos próprios personagens participantes do ­filme, gravado neste Território de Identidade, tornando-se o título tema da Mostra Vai de Rural. A rural segue construindo novos caminhos, aumentando a sua bagagem com mais histórias, causos e encantos através do cinema, do circo e de outras artes integradas em diálogo com povos e comunidades.

 

- Deixe seu comentário -