A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 26 de Setembro de 2018
Por Fabio Sena | 12/06/2017 - 09h51
O Bolsa Família Móvel foi implantado pelo Governo Municipal no último dia 2 de junho, com o atendimento de mais de 300 pessoas moradoras de bairros da zona oeste do município.

Mais de 150 famílias do distrito de Bate Pé aproveitaram uma oportunidade inédita: fizeram novos cadastros para o Programa Bolsa Família ou atualização dos cadastros já existentes na própria sede do distrito. A ação promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do projeto Bolsa Família Móvel, foi realizada na Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa na manhã de sábado, 10. Moradora de Bate Pé, Manuela Batista, 23, se dirigiu à escola antes do sol nascer, com sua filhinha de um ano, para tentar receber o benefício. Mesmo vivendo um momento difícil, Manuela falou da alegria em poder se inscrever: “Estou contente, pois vim tentar e quem sabe não vou ser aprovada. Tem muito tempo que eu estou querendo fazer o cadastro, mas não vou por causa das condições – ia está gastando passagem e às vezes a gente não tem – e eles vindo aqui ficou mais fácil. Foi muito importante”.

Já a lavradora Leci Cantil, 47, saiu de casa mais tarde, mas para chegar até Bate Pé caminhou por uma hora e meia. A senhora mora no povoado de Poço Comprido e foi atualizar seu cadastro. “Está sendo bom, porque vim aqui é melhor do que a gente ir em Conquista. E foi importante pra nós aqui na roça saber da Lei Maria da Penha também”, disse dona Leci, depois de participar de uma palestra ministrada pela equipe da Coordenação Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Essa senhora, que andou uma hora e meia, nunca chegaria à Vitória da Conquista. Então o Bolsa Família Móvel é para chegar próximo dessas pessoas. E nós acertamos aqui que serão dois distritos a cada 30 dias com esta ação extraordinária que tem uma equipe motivada”, declarou o prefeito Herzem Gusmão, que esteve em Bate Pé para verificar o trabalho realizado pela primeira vez em uma comunidade da zona rural.

Comentando sobre a importância do programa federal, Herzem afirmou: “O Bolsa Família melhora os índices nas escolas, reduz os atendimentos hospitalares, injeta na economia conquistense R$ 4 milhões por mês. Essa é uma ação do Governo Federal que a Prefeitura viabiliza, não são recursos de partidos políticos”.

Para a coordenadora municipal de Renda e Cidadania e responsável pela gestão do Bolsa Família, Ianna Karine Carvalho, foi salutar a ação no distrito: “É realmente gratificante poder estar mais próximo da comunidade. É o interesse do nosso governo está atendendo a população mais carente, que tem dificuldade de locomoção, trazendo o governo para mais perto do povo”. A Prefeitura disponibilizou 34 servidores e três veículos para ação em Bate Pé.

O Bolsa Família Móvel foi implantado pelo Governo Municipal no último dia 2 de junho, com o atendimento de mais de 300 pessoas moradoras de bairros da zona oeste do município.

- Deixe seu comentário -