A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 15 de Dezembro de 2018
Por Maurício Sena | 13/06/2017 - 09h53
Show exclusivo acontece nesta quinta-feira (15), no Teatro Carlos Jehovah, com ingressos limitados

Roberto Mendes e João Mendes são os convidados de Achiles no projeto Retiros Autorais nesta quinta-feira (15), no Teatro Carlos Jehovah. O show exclusivo acontece a partir das 20h. O projeto busca promover encontros entre compositores. A proposta busca ainda proporcionar ao público uma experiência “crua” e íntima com as composições dos artistas participantes, por meio de um formato de apresentações em vozes e cordas.  Dessa forma, os artistas se despem da espetacularização de apresentações musicais a fim de compatibilizá-las com a forma cotidiana e conciliadora pela qual alguns compositores contemporâneos vivem sua musicalidade.

Em 2016, Achiles recebeu as cantoras Ana Barroso e Márcia Castro. O projeto também proporcionou o encontro entre Lucas Sampaio (vocalista da Dost) e Gabriel Póvoas, em sua última edição.

Achiles é cantor e compositor de música popular brasileira. Baiano, natural de Maracás (BA), começou a cantar aos oito anos de idade numa banda de percussão em sua cidade. Aos 12, assumiu os vocais da Banda Me Leva, grupo de forró liderado por seu pai, onde permaneceu por 8 anos.

Em 2012 criou, juntamente com o músico Marcus Marinho, o grupo CAIM e já em 2014 lançaram o disco “Ciência, Arte, Ideologia e Música”, que rendeu aos compositores a indicação ao Prêmio Caymmi de Música, em 2015, na categoria de Melhor Música (Disfarce). Na mesma premiação, Achiles foi um dos indicados à subcategoria de Melhor Intérprete Vocal.

O disco alcançou a 26ª posição no site Melhores da Música Brasileira, que listou os 100 melhores discos do ano de 2014, e a canção “O Quartinho” foi listada pelo mesmo site entre as 10 melhores músicas do ano.

Em setembro de 2015, Achiles venceu o Festival Nacional da Canção ao lado do compositor paulista Conrado Pera, com a parceria “Corte e Costura”. O artista foi o primeiro baiano a receber o Troféu Lamartine Babo, em 45 anos do Festival Nacional.

Em novembro de 2016, lançou “Mar de Refrigerante”, seu primeiro single solo, com produção musical de Tiago Menezes. O single foi lançado em um videoclipe, produzido pela empresa soteropolitana Voo Audiovisual.

Recentemente, Achiles lançou seu primeiro EP solo, intitulado “Divino e Ateu”. O trabalho foi produzido por Tiago Menezes e inclui composições em parceria com amigos compositores, como Marcus Marinho, André Fernandes, Conrado Pera e Paulo Monarco.

Roberto Mendes é cantor, compositor e violonista. Com nove álbuns lançados, o músico teve Maria Bethânia como sua maior incentivadora, com quem trabalhou muitos anos como violonista e arranjador, e possui registros ao lado de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Teve composições gravadas por diversos artistas, entre os quais, Gal Costa, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Maria Creuza, Simone Moreno, Raimundo Sodré e Zezé Motta.

No ano de 2012, em comemoração ao aniversário de 60 anos, montou o espetáculo “Quem vem lá sou eu”, na Sala Baden Powell, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, no qual apresentou composições inéditas e sucessos de carreira, alguns em parceria com o poeta Capinan.

Ao lado de seu filho João Mendes, que atualmente integra o grupo soteropolitano Pirombeira, Roberto Mendes se apresenta em show inédito com Achiles. (Vagalume Assessoria)

- Deixe seu comentário -