A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 16 de Novembro de 2018
Por Fabio Sena | 31/07/2017 - 19h51
O evento aconteceu na manhã desse sábado, 29, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico

O Governo Municipal tem buscado uma série de alternativas que fortaleçam e ampliem as políticas públicas sociais, garantindo os direitos dos cidadãos. A fim de discutir algumas dessas ações, a Prefeitura participou da realização do II Encontro Territorial da Juventude Quilombola. O evento aconteceu na manhã desse sábado, 29, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico. A principal pauta do evento foi assegurar a transparência quanto à parceria com a BrazilFoundation, instituição que tem garantido transporte de cerca de 30 jovens estudantes do cursinho Pré-Vestibular Quilombola. O apoio da entidade se estende até agosto, totalizando quatro meses em que os estudantes quilombolas tiveram acesso a passagens para se deslocar da zona rural até as aulas.

O coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Beto Gonçalves, fala sobre o empenho da Prefeitura em buscar apoio para novas ações: “O Governo tem essa parceria, além de profissionais e técnicos que fazem os projetos, para que sejam garantidos esses recursos para o município”. Para Robélia Mota, presidente do Conselho das Comunidades Quilombolas do Sudoeste da Bahia, a iniciativa foi bastante positiva. “A gente sabe a necessidade que o nosso povo tem. A gente não tem condições de bancar a passagem para vir para o cursinho. E conseguir essa parceria, para ingressar os nossos meninos para a preparação do Pré-Vestibular Quilombola, é uma atitude louvável. É o que a gente precisa para garantir o futuro dos nossos jovens”, afirma.

O evento reuniu estudantes, professores e representantes da juventude negra. Além da mesa de discussões, o encontro também trouxe ex-alunos do cursinho Pré-Vestibular que já ingressaram na universidade. Em seus depoimentos, eles contaram um pouco da sua trajetória e motivaram os estudantes do pré-vestibular na busca pelo ensino superior.

- Deixe seu comentário -