A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 16 de Julho de 2018
Por Diário Conquistense | 16/08/2017 - 17h23

Por Ivan Cordeiro

O relatório “Perspectivas Globais de Urbanização”, elaborado em 2014 pela Organização das Nações Unidas, mostra que, pela primeira vez, a população urbana superou a rural no planeta. Segundo o documento, 3,9 bilhões, ou seja, 53% das pessoas estão morando em áreas urbanas. Em 2050, seremos algo em torno de 7 bilhões de citadinos, o equivalente a 70% da população.

Os estudos da ONU revelam ainda que sairemos das atuais 28 para 41 megacidades em 2030. São apontamentos importantes sobre a superurbanização e demonstram que, mais do que nunca, não há espaço para improvisos ou amadorismos quando o assunto é pensar as cidades que vão abrigar esta grande quantidade de pessoas em busca de emprego, habitação, saúde, lazer, coleta de lixo e transporte.

Vitória da Conquista caminha para seu segundo centenário de fundação ainda engatinhando em termos de mobilidade urbana, principalmente porque a cidade está se transformando em metrópole, mas ainda guarda aspectos de quando era uma vila. Podemos citar como exemplo as ruas estreitas do centro da cidade, que dificultam muito as políticas de alteração do trânsito.

O prefeito Herzem Gusmão e todo o governo municipal tem o firme compromisso de investir na transformação da cidade, e o pontapé inicial será a construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Será feito de forma democrática e vai sanear os dramas urbanos que a cidade ainda enfrenta mesmo depois de um grupo político ficar vinte anos à frente do governo sem aproveitar para mudar este cenário que temos hoje.

Vitória da Conquista precisa de mais espaços para os pedestres caminharem com segurança no centro comercial e em todas as ruas da cidade. É fundamental nesse sentido uma política de mobilidade humana, projetando espaços bem definidos para o trânsito de veículos e de pessoas, claro que sempre privilegiando os pedestres. A cidade anseia por estas mudanças e o governo, com certeza, vai promover um debate de alto nível.

Ivan Cordeiro é Coordenador Administrativo da Secretaria de Mobilidade Urbana. 

- Deixe seu comentário -