A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 16 de Novembro de 2018
Por Fabio Sena | 21/08/2017 - 22h56
Procura-se

O Governo Municipal quer remontar a Galeria de Fotos e Retratos dos ex-intendentes e ex-prefeitos de Vitória da Conquista no Salão Nobre do Gabinete Civil. Isso já começou a ser feito ao serem recolocados os quadros do coronel Deraldo Mendes, que governou o Município entre os anos de 1931 e 1932, e do atual procurador Geral do Município, Murilo Mármore, que foi prefeito de 1989 a 1992. Para que as imagens de outros 37 personagens políticos, que comandaram a cidade de 1892 a 2002, estejam novamente expostos no prédio da Prefeitura, o prefeito Herzem Gusmão apela para que quem encontrou esse acervo devolva-o à Administração Municipal.

“Esta galeria retrata a vida política da nossa cidade, de homens que a governaram. Quero fazer um apelo a quem estiver com este acervo para que devolva à Prefeitura. É o melhor local para a exposição de fotografias de saudosos ex-intendentes e ex-prefeitos de Vitória da Conquista. Estamos felizes de reencontrar dois, mas gostaríamos de recuperar todas as fotografias. Portanto, ajude a Prefeitura a localizar este patrimônio”, reforçou o gestor.

Até 2003, as fotos dos ex-prefeitos ficavam expostas no Salão. Depois, elas foram reproduzidas em pinturas feitas pelo artista Orlando Celino, que desde 2007 estão expostas na Casa Memorial Régis Pacheco. Já as fotos não foram mais encontradas. “Quando cheguei ao Gabinete e não encontrei a galeria, solicitei que fizéssemos uma busca, pois é um patrimônio histórico, e uma servidora encontrou as fotos de Deraldo Mendes e Murilo Mármore”, contou Herzem.

Para o ex-prefeito e atual procurador do Município, Murilo Mármore, as fotos e os retratos fazem parte da história de Conquista. “Essas fotos dizem respeito a períodos da vida comunitária representados por figuras que exerceram o cargo maior da gestão pública municipal e, ao serem localizadas somente duas fotos, fica fragmentada a história de Conquista em relação ao Poder Executivo Municipal. Mas tenho uma esperança muito forte de que esses retratos serão localizados para que voltem a configurar a galeria no Salão Nobre”, declarou o ex-prefeito.

- Deixe seu comentário -