A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 15 de Dezembro de 2018
Por Fabio Sena | 14/12/2017 - 11h41
A vereadora Lúcia Rocha comparou a conquista das mulheres da Viação Vitória à luta por igualdade de participação feminina no parlamento nacional.

“Eu hoje sou a mulher mais feliz de Vitória da Conquista”, foi assim que a extrovertida Arlete encerrou sua fala na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, arrancando aplausos e gritos dos presentes no momento solene. Cleusa Borges, Arlete Xavier e Carla de Sousa, três mulheres acostumadas à agilidade e rapidez do trânsito, desaceleraram para aguardar o solene ato que corou seus contínuos esforços. Por iniciativa da vereadora Lúcia Rocha (DEM), as motoristas receberam a Moção de Aplauso Nº 0222/2017, na última quarta-feira (13), durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal. Um reconhecimento à coragem e garra dessas valorosas mulheres.

Falante, Arlete provou que também domina o microfone. “É com muita honra que estou aqui hoje, porque para mim não foi nada fácil. Os preconceitos eram muitos. As empresas não aderiam às motoristas mulheres” disse, afirmando ainda que dirigir ônibus em Vitória da Conquista foi a realização de um sonho. “Para um homem tirar uma habilitação D é uma profissão, pra mim é uma realização como mulher. É uma pena que a outra empresa não tenha ainda colocado mulheres, espero que logo ela se motive para colocar nós mulheres”, ponderou.


A vereadora Lúcia Rocha comparou a conquista das mulheres da Viação Vitória à luta por igualdade de participação feminina no parlamento nacional. A mulher Lúcia Rocha, revelou ser admiradora das motoristas e disse que a determinação das “guerreiras” foi o que a solicitação da Moção de Aplauso. “Foi a coragem dessas guerreiras de enfrentarem o trabalho árduo como motoristas, e principalmente de ônibus, uma profissão tão difícil”, pontuou Lúcia, que também reconheceu a competência dos líderes da empresa. “Quero falar também do desempenho do Cláudio, que faz um trabalho de excelência frente a Viação Vitória e aproveitar para parabenizar toda a direção e desejar um feliz natal e um ano novo muito próspero para todos os funcionários”.

Também prestigiando as mulheres do volante, Álvaro Silva, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista, marcou presença e falou sobre o ineditismo da empresa, que ele crê ter acertado dando oportunidades às motoristas. “A Viação Vitória é uma empresa pioneira. Foi a primeira de Conquista que qualificou e contratou mulheres para transportar o que há de mais importante em nosso município: vidas. Que a empresa possa contratar cada vez mais e esse número possa crescer”, disse o sindicalista. O Gerente de Tráfego da Vitória, Rafael Freire, endossa o coro dos que não se arrependem de apostar na força feminina. “Essas mulheres são guerreiras e a Viação Vitória fica muito feliz em ajudá-las e promovê-las, é muito gratificante”, alegra-se Freire, que também é responsável pelo treinamento e reciclagem dos colaboradores.

O diretor da Viação Vitória, Cláudio Vinícius, disse que a realização do sonho delas também representa a concretização de uma proposta de inovação que ele imaginou quando assumiu a gestão. “Desde que entrei aqui sempre tive a vontade de colocar uma coisa diferente dentro da empresa e um dos caminhos era esse. Elas passaram por cobradoras e depois por uma escolinha, para se tornarem motoristas. Fizemos isso em outras cidades e é muito bom ver um trabalho dando certo”, comemorou.

- Deixe seu comentário -