A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 26 de Setembro de 2018
Por Fabio Sena | 16/12/2017 - 15h35
Compositor de óperas, Elomar que reunir outros autores num grande festival. Foto: Kika Antunes.

Aos 80 anos de idade – a serem completados no próximo dia 21 de dezembro – Elomar Figueira Mello cultiva o sonho de realizar em Vitória da Conquista o Festival Bienal da Ópera Brasileira. A ideia é mostrar ao público brasileiro os compositores de óperas que estão no anonimato. São cerca de 50 autores de óperas, mais de 200 peças se perdendo por cupim e traças que precisam sair da gaveta e ser apresentadas ao público.

Ao adotar a ideia de Vitória da Conquista como sede do encontro de compositores de óperas, a assessora de Elomar, Rossane Nascimento, lembra o histórico de várias outras cidades Brasil afora, de porte ainda menor, que se projetaram nacional e internacionalmente ao conceber eventos desta natureza, incluindo os eventos em seu calendário oficial. Exemplo disso é Festival de Cinema do Brasil, realizado anualmente no Palácio dos Festivais, em Gramado, Rio Grande do Sul.

Vale ressaltar que Elomar é um dos raros compositores de óperas brasileiros inter vivus que, com sua experiência, tem todo conhecimento deste universo, com acesso a orquestras, profissionais, maestros regentes, cantores líricos. Artista que conquistou respeitabilidade no meio, por isso mesmo Elomar é o melhor interlocutor para dar vida a este projeto musical inédito no Brasil.

Fonte: Release da Assessoria de Elomar.

- Deixe seu comentário -