A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 18 de Outubro de 2018
Por Fabio Sena | 23/12/2017 - 18h05
Várias ideias são pensadas, inclusive a construção de um centro de convenções.

A ideia do prefeito Herzem Gusmão é construir uma nova grande praça em Vitória da Conquista: o primeiro e fundamental passo já foi dado: o governo aprovou na Câmara de Vereadores a permuta da área do antigo Clube Social Conquista, que pertencia à Pel Construtora e Incorporadora, por uma área localizada no Loteamento Vila América. Informações preliminares dão conta de que a decisão do prefeito é construir uma grande área de convivência, unindo a praça Sá Barreto à nova área municipal. No entanto, outras várias ideias são pensadas, inclusive a construção de um centro de convenções.

Segundo a mensagem que acompanhou o projeto de lei à Câmara de Vereadores, a área permutada “localiza-se nas imediações dos bairros Guarani, Cruzeiro/Petrópolis/Alto das Pedrinhas, Alto Maron e Centro, os quais abrigam parcelas significativas da população destinatária das políticas públicas compensatórias” e que, “com a aquisição área, a Administração Pública pretende, justamente, implantar um projeto que valorize a presença estatal a partir de bens de uso comum do povo, buscando promover bem estar social e convívio democrático”.

Além da área do Clube Social, já totalmente livre de qualquer estrutura, o governo negociou investimentos a serem feitos pela Pel Construtora no valor de R$ 2.448.363,07, referente à diferença entre os valores dos imóveis objetos de permuta. A empresa ficará encarregada, entre outras coisas, de urbanizar parte da área do Deserg, no bairro Patagônia, intervenção que vai melhorar substancialmente a vida de motoristas, ciclistas e pedestres no Bairro Patagônia.

O governo municipal vai integrar a Avenida Santa Catarina à Avenida Integração. Para realizara obra, a Secretaria de Mobilidade Urbana vai materializar uma ideia simples – bastante reivindicada por vários especialistas, motoristas e moradores ao governo anterior: a Central de Equipamentos|Deserg será “rasgada” ao meio e uma grande área será transformada em rua e praça.

Paralela à Avenida Paraná – principal via de acesso ao aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo para quem sai do centro e da zona leste da cidade, a Avenida Santa Catarina foi transformada em mão única em agosto de 2011, mas a gestão anterior optou por deixá-la com um pequeno defeito: no Cruzamento com a Avenida Itambé, os condutores dão de cara com o Deserg e são obrigados a um ligeiro incômodo para acessarem a Avenida Integração.

A intervenção – uma entre outras tantas pensadas para os primeiros cem dias do Governo Herzem Gusmão – inclui ainda a construção de um espaço de convivência integrando as avenidas Integração, Santa Catarina e Paraná. A praça, além de embelezar a área, vai garantir mais segurança a moradores e transeuntes que hoje convivem com o muro gigante do Deserg, facilitador para cometimento de assaltos.

- Deixe seu comentário -