A mídia da cidadania
Vitória da Conquista | 26 de Setembro de 2018
Por Fabio Sena | 08/01/2018 - 15h52
Mesmo depois do Grito do Ipiranga em 7 de setembro de 1822, o Brasil continuava sob ataque dos portugueses.

Fabíola Mansur | Deputada Estadual

Para quem vive hoje em #Itaparica, 195 anos depois da batalha que terminou com vitória brasileira sobre os portugueses comandada por Inácio Madeira de Melo, não há dúvidas: o que aconteceu na vila naquele 7 de janeiro de 1823 foi decisivo para que o Brasil se tornasse finalmente independente de Portugal. A festa da Independência de Itaparica é o orgulho maior do povo local, assim como Barros Galvão, João das Botas e Maria Felipa, valorosos guerreiros, fundamentais para a conquista – mesmo depois do Grito do Ipiranga em 7 de setembro de 1822, o Brasil continuava sob ataque dos portugueses.

Muitas homenagens aos heróis são realizadas na cidade, das mais variadas, vão desde barraquinhas com o nome dos guerreiros, pinturas com a imagem do caboclo espalhadas por bares, muros das casas, no mercado municipal e na Fonte da Bica, em todo lugar tem uma memória. Outro momento marcante foi a apresentação da ópera que retrata a batalha na ilha, do diretor François Starita​.

Neste domingo, 7 de janeiro, data maior de Itaparica, a Secretaria de Cultura do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia – Ipac, entregou à cidade o Caboclo restaurado. Considerado um marco importante das lutas pela independência da Bahia e do Brasil, o 7 de janeiro é o início da vitória, até chegar o 2 de julho, e o Caboclo representa essa batalha.

No ato de ontem, estavam presentes a prefeita do município, Marlylda Barbuda​, acompanhada de secretários, assessores, convidados e, especialmente, a sua comunidade; o deputado Bebeto Galvão​, o chefe de gabinete do Ipac, André Reis, acompanhado pela equipe da Cores através da restauradora Katia Berbert e Luiz Claudio; e da secretária de Estado da Cultura, Arany Santana​, acompanhada de sua assessora, Cristiane Taquari. Nosso mandato esteve representado pelos assessores Ane Sales​ e Lourival Trindade​. Nesta terça-feira, 9, estarei na cidade para celebrar essa data tão marcante.

- Deixe seu comentário -